Os Estilos Sociais (Social Styles) e seu impacto na comunicação

Estilos Sociais (Social Styles) é uma matriz com estilos de comportamentos observáveis, ou seja, características de como você age e interage com mundo que são facilmente identificáveis na sua personalidade.

É importante dizer que todos os Estilos Sociais têm tanto características positivas quanto negativas e nenhum deles é bom ou ruim, portanto essa matriz de comportamento deve ser usada para ajudar nas relações e comunicações e não para fazer julgamentos.

Sua utilidade reside principalmente na adaptação da comunicação interpessoal, facilitando o entendimento das mensagens, uma vez que ajustando a linguagem para cada estilo, ela pode ser melhor compreendida pelos nossos pares.

Desse modo, a matriz de Estilos Sociais contribui para aumentar nossa versatilidade social, aumentando a eficácia da nossa comunicação, seja no trabalho, em casa ou mesmo em qualquer outra situação social.

Vale ressaltar que ter versatilidade não é a mesma coisa de ser um camaleão, ou seja, não é mudar a completamente a estrutura da mensagem para cada pessoa, mas sim adaptar algumas coisas na mensagem para cada estilo social.

Nesse sentido, mapear e conhecer esses comportamentos nos permite ampliar as forças do nosso próprio estilo, reconhecendo e respondendo apropriadamente aos outros estilos sociais.

Assim, conseguimos melhorar nosso desempenho em liderança, em vendas e apresentações, nas relações interpessoais, dentro do nosso grupo de trabalho, entre outros.

Segundo a TracomCorp, pessoas com esse tipo de versatilidade de comunicação desempenham melhor funções de liderança, de coaching e mesmo para conseguir promoções no ambiente de trabalho.

Como os Estilos Sociais são definidos

Os Estilos Sociais são definidos baseados em duas dimensões comportamentais:

Definição Os Estilos Sociais são definidos baseados em duas dimensões comportamentais

Assertividade

Mais indagador > Indagador com um pouco de requisitante > Requisitante com um pouco indagador > Mais requisitante

Se você faz mais perguntas ou solicitações diretas, você fica no extremo esquerdo.

Se você costuma fazer mais afirmações ou exigências você fica no lado extremo direito.

Reatividade

Mais controlado > Controlado com um pouco de emotivo > Emotivo com um pouco de controle > Mais emotivo.

Se você tende a controlar suas emoções você fica no topo da dimensão.

Se você tende a mostrar suas emoções você fica na base da dimensão.

O Estilo Social da pessoa é determinado na intersecção dessas duas dimensões.

Os quatro Estilos Sociais (Social Styles)

Existem quatro estilos sociais observáveis:

Os quatro estilos

Amáveis (Amiables)

Os Amáveis (Amiables) gostam da companhia de outras pessoas, embora sejam mais ouvintes do que faladores.

Expressivos os acham úteis, porque estão dispostos a ouvir o que estão dizendo. Eles são leais, simpáticos e demonstram paciência ao lidar com outras pessoas.

No entanto, eles não podem ser percebidos como pessoas “que fazem as coisas”, porque passam mais tempo desenvolvendo relacionamentos com os outros. Também não são suscetíveis a assumir riscos, pois precisam ter a sensação de segurança.

Em contextos difíceis, os Amáveis são propícios a evitar a situação e não têm convicção de seus sentimentos, principalmente se forçados a fazer promessas que não podem manter.

Os Condutores geralmente os acham frustrantes porque querem uma resposta direta e os Amáveis podem achar isso difícil de entregar.

Analíticos (Analyticals)

Os Analíticos (Analyticals) podem parecer insociáveis, especialmente para os Amáveis e os Expressivos.

Eles podem parecer sérios e indecisos. Isso é porque eles precisam olhar para todos os ângulos concebíveis antes de se sentirem satisfeitos.

Uma consequência disso é que eles são persistentes em seus questionamentos e foco em detalhes e fatos.

No entanto, uma vez que eles tomaram uma decisão, eles ficam com ela, por sentirem a escolha é infalível.

Em conflito, eles podem se queixar bastante, tornarem-se sarcásticos e muitas vezes serem percebidos como negativos.

Condutores (Drivers)

Os Condutores (Drivers) são orientados para tarefas e esperam eficiência de todos com os quais entrarem em contato.

Pouca ênfase é colocada na construção de relacionamentos com outras pessoas.

Eles podem ser percebidos como agressivos e indiferentes, especialmente pelos Amáveis, embora muitas vezes eles sejam necessários para assumir riscos e empurrar as coisas.

Em conflito, eles vão tentar passar por cima de qualquer um que venha em seu caminho.

Expressivos (Expressives)

Os Expressivos (Expressives) gostam da companhia de outras pessoas, embora, ao contrário dos Amáveis, é porque eles precisam “se expressar”.

Os Amáveis os complementam muito bem, a menos que o expressivo se torne muito agressivo e os exclua.

Eles podem ser boas pessoas em uma festa, porque eles são entusiasmados, dramáticos e interessantes para as pessoas terem por perto.

No entanto, se eles não recebem a atenção que desejam, eles podem ficar chateados e até mesmo difíceis de lidar.

Em conflito, eles se tornam emocionais, imprevisíveis e propensos a exageros.

A melhor maneira de lidar com isso é deixá-los se acalmar e não alimentar o fogo, dizendo qualquer coisa controversa.

As principais características dos quatro Estilos Sociais (Social Styles)

Características As principais características dos quatro Estilos Sociais

Amáveis (Amiables)

Características:

Leal, agradável e paciente.

Ficam desconfortáveis com risco e normalmente evitam confrontos.

Não gostam de pressão e gostam de aproveitar a companhia dos outros.

Quando em conflito:

Provavelmente serão passivos e percebidos como sem convicção.

Usam a prevenção para reduzir conflitos.

Solução para ajudar:

Tranquilizar, dar suporte e confirmar o compromisso.

Necessidade básica:

Segurança

Analíticos (Analyticals)

Características:

Sério, reflexivos e podem parecer indecisos.

Persistentes, fazem muitas perguntas e são conhecidos pela maior atenção aos detalhes.

Quando em conflito:

Podem recorrer a lamentações, sarcasmo e comentários negativos.

Solução para ajudar:

Se manter com os fatos, concordar com eles e ouvi-los atentamente.

Necessidade básica:

Estar correto

Condutores (Drivers)

Características:

Orientadas a tarefa e preferindo metas claramente definidas.

Percebidos como comprometidos, tomadores de risco determinados.

Utilizam eficientemente tempo, energia e outros recursos.

Quando em conflito:

Tendem a ser vistos como agressivos, grosseiros ou abruptos.

Solução para ajudar:

Seja assertivo e firme, tenha uma solução para o problema e ouça.

Necessidade básica:

Estar no controle

Expressivos (Expressives)

Características:

Orientado para pessoas, ficando mais confortável quando é o centro das atenções.

Normalmente positivo, emocional, falante, entusiasmado e, algumas vezes, dramático.

Quando em conflito:

Tende a tornar-se imprevisível e fortemente emocional.

Solução para ajudar: Dar-lhes tempo para ganhar compaixão, perguntar e envolve-los na participação da solução do problema.

Necessidade básica:

Reconhecimento

Sumário dos Estilos Sociais 

Sumário

Faça o teste para saber qual é seu estilo social

Use o questionário a seguir para saber qual é seu estilo social. O teste pode ser mais acurado se você pedir para pessoas que te conhecem responderem as perguntas sobre suas características.

Depois de responder, some os pontos e divida por 15, tanto para a coluna Assertividade quanto para coluna Reatividade.

Os Estilos Sociais- Questionário Autoavaliação de Estilos Sociais

Essa só uma introdução ao assunto, existem cursos focados em explorar esse assunto e ensinar as pessoas como usar essas características de forma ainda mais detalhada.

Referências

Calvin Dorsey. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0m_sY7C4n60&t=1s>. Acesso no dia da postagem.

Tracom Corp. Disponível em: <https://www.tracomcorp.com/social-style-training/>. Acesso no dia da postagem.

Small World Alliance. Disponível em: <http://www.smallworldalliance.com/documents/SocialStyles-Assessment.pdf>. Acesso no dia da postagem.

11 comentários em “Os Estilos Sociais (Social Styles) e seu impacto na comunicação”

    1. Oi Luciane,

      Você pode usar o formulário do próprio post: “autoavaliação de estilos sociais” (última imagem).

      Basta responder cada item, depois somar cada coluna e dividir por 15. Para ver o resultado, confira a lista abaixo das colunas.

      Depois me conte qual é o seu estilo. 😀

  1. Bom dia! Tem indicações de onde realizar cursos mais voltados para essa área? O conteúdo foi muito legal, parabéns pela iniciativa e obrigada por compartilhar.

  2. Acredito que o resultado do teste está com as respostas invertidas. Pelo conceito o analítico está invertido com o amável e o Expressivo invertido com o controlador.

    1. Descobri o que está errado, na primeira coluna, da esquerda para direita está 1, 2, 3 e 4, e na segunda coluna está igual, mas deveria estar 4, 3, 2 e 1, na segunda coluna, aí o resultado ficará da forma que está no teste.

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