ILA 2018 Dia 3: O trabalho e os desdobramentos do design colocados sob novas perspectivas

No ILA 2018 Dia 3 o trabalho e os desdobramentos do design foram colocados sob novas perspectivas por um time de palestrantes de peso.

O dia começou com Tom Kelley da IDEO subindo ao palco para apresentar “Leading with Creative Confidence”, um verdadeiro manifesto sobre a importância de construirmos e ampliarmos nossa confiança como pessoas criativas, mesmo e principalmente quando não somos de áreas ditas criativas.

Tom lembrou o quanto essa consciência fomenta as pessoas a assumirem novos desafios e pode, inclusive, torna-las mais felizes.

Terminando sua fala, o autor apresentou três princípios importantes sobre a consciência criativa:

  1. Com confiança que se é criativo, você engaja o design centrado no ser-humano antes da resolução do problema começar.
  2. Faça grandes mudanças por meio de pequenos experimentos.
  3. Use a confiança que se é criativo para pintar uma figura visível do futuro com sua ideia inserida nela.
Leading with Creative Confidence  – Tom Kelley - Ila 2018

Em seguida foi a vez do Dave Malouf da General Assembly apresentar sua palestra “DesignOps: Getting your team to great through operations”, um debate sobre a importância de um suporte saudável e bem estruturado para o time de design funcionar de forma eficiente e eficaz.

Dave lembrou que adicionar pessoas a qualquer sistema amplia a complexidade de torna-lo um sucesso e que, portanto, um bom líder e um time bem assistido é fundamental para manter o bom desempenho das equipes de design, principalmente quando elas crescem.

DesignOps - Dave Malouf - ILA 2018

O período da manhã terminou com um debate guiado que incluiu membros da IxDA Global falando sobre os limites, ou ausência deles, dentro do universo do design de interação.

IxDA Global - Ila 2018

O período da tarde do Ila 2018 Dia 3 começou com José Coronado da Digital Impulsum e sua palestra
Business embraces design: What got us here will not take us there”, uma provocação sobre o que impacta o design e como o papel da disciplina avança para camadas cada vez mais estratégicas.

Para dar suporte para esse avanço, José falou sobre as camadas de trabalho (superficial; estrutural; estratégica e visionária), além de comentar sobre os papeis dentro de cada uma dessas camadas e dicas sobre o reconhecimento flexível para motivar esses diferentes papeis.

Business embraces design - José Coronado - Ila 2018

Em seguida foi a vez da Magali Amalla da Globant falar sobre como se manter sempre evoluindo e aprendendo com sua palestra “Growing While Projects Happen”.

De maneira leve, Magali discorreu brevemente sobre sua vida e sua carreira, demonstrando como conseguiu entender sua própria personalidade para se manter sempre ativa, aprendendo e evoluindo.

Por fim resumiu o que assimilou em três grandes lições:

  1. Tenha um dilema desorientador;
  2. Construa um fundamento;
  3. Interaja com o outro.

Terminando o primeiro bloco do período da tarde, Mahin Samadani da McKinsey subiu ao palco com sua palestra “When Design Meets AI” onde discorreu sobre os avanços da inteligência artificial e suas (ainda não superadas) limitações.

No discurso, Mahin lembrou a importância do ser humano além da tecnologia e falou sobre o papel do designer em um contexto de design computacional, uma união simbiótica entre humano e aprendizagem de máquina.

When Design Meets AI — Mahin Samadani - Ila 2018

Depois do coffee-brake foi a vez de Rama Gheerawo da Royal College of Art subir ao palco com a palestra “Design to Make a Difference: Inclusive Design and Interactions” que apresentou diversos exemplos de projetos onde o design fez uma enorme diferença na vida das pessoas.

Rama resumiu três grandes pilares para aplicar o design inclusivo: a empatia, a criatividade e a clareza.

Também lembrou que o design deve ser sempre pensado para pessoas, uma vez que usuários só usam, consumidores só consomem, mas as pessoas vivem.

Design to Make a Difference - Rama Gheerawo - Ila 2018

Fechando o Ila 2018 Dia 3 Kim Goodwin subiu ao palco com a palestra “Bring Back Human-Centered”, uma conversa provocadora sobre o papel do designer e sua responsabilidade.

Kim pontou que ser designer por si só não nos faz centrado em humanos, isso exige muito mais esforço.

Bring Back Human-Centered - Kim Goodwin - Ila 2018

Assim depois do Dia 1 e Dia 2, terminamos mais uma edição do ILA com o anúncio do próximo local do evento, a cidade de Medellín na Colombia.

O evento vai acontecer do dia 31 de outubro ao dia 2 de novembro de 2019.

ILA 2019 - Ila 2018

E que venha o ILA 2019!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima