O que é uma empresa e porque elas são criadas

Para entender o que é uma empresa vale lembrar que elas vêm ao mundo para fazer coisas que as pessoas não podem ou não querem fazer sozinhas

Isso pode ser desde comer fora, fazer a unha, lavar o carro ou mesmo construir uma ponte que ligue duas cidades.

Assim, as empresas resolvem nossos problemas fazendo determinados processos que nos ajudam a viver melhor, mais confortavelmente ou de forma mais prazerosa.

Isso contando que tenhamos recursos suficientes e consideremos justo pagar o que é cobrado.

De modo geral, as empresas basicamente comercializam:

O que é uma empresa: Foco em matéria

Venda ou circulação de produtos físicos que foram manipulados a partir da natureza. Em relação a estes produtos físicos é possível:

  • Gerar
  • Transformar
  • Reciclar
  • Circular/alugar

O que é uma empresa: Foco em ideias

Venda ou circulação de serviços imateriais que até podem se utilizar de algum periférico para ser consumido, mas não é este seu objetivo. Em relação a estes produtos imateriais é possível:

  • Gerar
  • Filtrar
  • Armazenar/buscar
  • Circular

Atualmente é comum vermos o crescimento de venda de produtos materiais para consumo de bens imateriais, como, por exemplo, a venda de um tablet que possibilita o acesso à internet e jogos eletrônicos.

Empresas especializadas na comercialização de ideias também crescem exponencialmente. Vemos, por exemplo, um número cada vez maior de empresas desenvolvendo essencialmente produtos digitais, como aplicativos para celular.

Contudo, isso não diminui o conceito básico da empresa em fazer para o cliente aquilo que ele não quer fazer ou não pode fazer sozinho.

É neste sentido que entra a estratégia da empresa e a validação de seu modelo de negócios, que vai garantir a entrega de valor (beneficio percebido) ao cliente final.

Seja para o entretenimento, para o aprimoramento pessoal ou para economizar nosso tempo, toda empresa deve pensar com cuidado no que está oferecendo, ou vai oferecer, para seus clientes e assim adequar seus serviços de modo a garantir qualidade em todos os pontos de contato com ele.

Assim, antes de pensar no que vender, é importante pensar no por que, como explicou Simon Sinek em palestra no TED.

Golden Circle no design de serviço alinhando produto, estratégia e visão da empresa

Simon Sinek – O círculo de ouro (The golden circle)

Portanto, podemos dizer que as empresas foram criadas e existem para sanarem as necessidades e/ou aspirações das pessoas.

Referências

Nepô. Disponível em: <http://nepo.com.br/2012/02/29/as-organizacoes-de-ideias-e-as-de-materias/>. Acesso no dia da postagem.

Fastco Design. Disponível em: <http://www.fastcodesign.com/1670034/great-brands-are-about-fusing-product-and-service-how-do-you-do-it>. Acesso no dia da postagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima