Lucian Fialho fala sobre democratização de dados e métricas para eles serem acionáveis

Lucian Fialho é cofundador da Métricas Boss e compartilhou um pouco da sua história, dicas e visão sobre métricas e dados nessa entrevista.

Sua empresa, a Métricas Boss, foi criada inicialmente como um blog dedicado a falar sobre métricas e dados em português e para brasileiros, algo escasso na época.

Diante da especialidade dele e de seu sócio, Gustavo Esteves, em pouco tempo a marca foi procurada para prestar serviços de consultoria e ajudar empresas de diversos segmentos e tamanhos a lidar com suas próprias métricas e dados.  

Posteriormente eles criaram o curso Métricas Prime ao perceber a escassez de profissionais especializados na área e pela procura de pessoas que queriam formação para atuar e ajudar as empresas nesse segmento.

Hoje também lideram o maior evento sobre o assunto no Brasil, o Analytics Summit, que acontece uma vez ao ano.

Sobre trabalhar com métricas e dados segundo Lucian Fialho

Lucian revela que trabalho com métricas e dados é como ser um detetive, onde se descobre um problema e é necessário investigar por que ele acontece e depois testar hipóteses até encontrar a resposta que funciona para resolvê-lo.

Ver o problema identificado ser resolvido e a solução adequada funcionando é uma das coisas mais bacanas do trabalho nessa área segundo ele, que complementa:

 “Eu gosto da área de métricas de dados porque eu me intrigo com esse tipo de problema. Estou sempre vendo um problema novo, uma coisa nova”.

Sobre os motivos das empresas procurarem ajuda para trabalhar com métricas e dados

Um dos grandes desafios que as empresas levam para ele e sua consultoria é sobre não confiarem nos dados que possuem.

Segundo Lucian, a consultoria faz muito esse trabalho de validar se os dados estão sendo capturados da forma correta, garantindo confiabilidade nas informações que serão usadas para tomada de decisão.

Outro importante trabalho que ele e a Métricas Boss faz é deixar as pessoas mais próximas dos dados, democratizando o acesso para todos.  

Assim, ele resume um dos principais motivadores para as empresas procurarem apoio na parte de métricas e dados como: garantir que as informações estão sendo coletadas da forma correta e que as informações não só vão ser transmitidas, mas compreendidas, aplicadas e transformadas em decisão.

Citação de Lucian Fialho sobre implementar uma cultura de métricas e dados nas empresas

Porém, um desafio apontado nesse sentido é fazer as pessoas usarem dados não só quando é conveniente, mas fazer os dados serem realmente o norteador das decisões, mesmo quando eles mostram algo contrário aos desejos ou gostos das pessoas envolvidas.

Em relação a ferramentas de métricas, Lucian as apresenta divididas entre coleta (por exemplo, GTM), armazenamento (por exemplo, GA e Amplitude) e visualização (por exemplo, GA e Amplitude).

De modo geral, podemos resumir a conversa com o seguinte conceito:

No mundo dos negócios achismos não podem ser a ferramenta decisória, é necessário ter hipóteses e métodos científicos para fazer as validações necessárias.  

Referências

Lucian Fialho. LinkedIn. Disponível em: <https://www.linkedin.com/in/lucianfialho/>. Acesso no dia da postagem.

Métricas Boss. Disponível em: <https://metricasboss.com.br/>. Acesso no dia da postagem.

Gustavo Esteves. LinkedIn. Disponível em: <https://www.linkedin.com/in/estevesgea/>. Acesso no dia da postagem.

Google Marketing Plataform. Sobre Google Analytics. Disponível em: <https://marketingplatform.google.com/about/analytics/>. Acesso no dia da postagem.

Analytics Summit. Disponível em: <https://analyticssummit.com.br/>. Acesso no dia da postagem.

Métricas Prime. Disponível em: <https://landing.metricasboss.com.br/metricas-boss-prime/>. Acesso no dia da postagem.

Faberhaus. Mapa de Calor – Heatmap. Disponível em: <https://faberhaus.com.br/mapa-de-calor-heatmap/>. Acesso no dia da postagem.

Enviesados. Rian Dutra. Disponível: <https://a.co/d/finslBQ>. Acesso no dia da postagem.

Menos achismo, mais dados. Gustavo Esteves. Disponível em: <https://a.co/d/1UaOnHZ>. Acesso no dia da postagem.

Hubspot. Disponível em: <https://br.hubspot.com/>. Acesso no dia da postagem.

Faberhaus. Churn. Disponível em: <https://faberhaus.com.br/churn/>. Acesso no dia da postagem.

Faberhaus. Taxa de conversão. Disponível em: <https://faberhaus.com.br/taxa-de-conversao/>. Acesso no dia da postagem.

Faberhaus. LGPD. Disponível em: <https://faberhaus.com.br/lgpd/>. Acesso no dia da postagem.

Faberhaus. Cookies de Terceira Parte e Google Privacy Sandbox. Disponível em: <https://faberhaus.com.br/cookies-de-terceira-parte/>. Acesso no dia da postagem.

Google Tag Manager. Disponível em: <https://tagmanager.google.com/>. Acesso no dia da postagem.

Google Analytics. Disponível em: <https://analytics.google.com/>. Acesso no dia da postagem.

Amplitude. Disponível em: <https://amplitude.com/>. Acesso no dia da postagem.

Hotjar. Disponível em: <https://www.hotjar.com/>. Acesso no dia da postagem.

Crazy Egg. Disponível em: <https://www.crazyegg.com/>. Acesso no dia da postagem.

VWO. Disponível em: <https://vwo.com/>. Acesso no dia da postagem.

Optimizely. Disponível em: <https://www.optimizely.com/>. Acesso no dia da postagem.

Growthbook. Disponível em: <https://www.growthbook.io/>. Acesso no dia da postagem.

E-commerce Brasil. Disponível em: <https://www.ecommercebrasil.com.br/> Acesso no dia da postagem.

Emicida. Disponível em: <https://emicida.com.br/>. Acesso no dia da postagem.

Laboratório Fantasma. Disponível em: <https://www.laboratoriofantasma.com/>. Acesso no dia da postagem.

Duelo Nacional de MCs. Família de Rua. Disponível em: <https://linktr.ee/FamiliadeRua>. Acesso no dia da postagem.

Nike. Disponível em: <https://www.nike.com.br/>. Acesso no dia da postagem.

A marca da vitória: A autobiografia do criador da Nike. Disponível em: <https://a.co/d/1TIe2za>. Acesso no dia da postagem.

Howard Schultz. Disponível em: <https://stories.starbucks.com/leadership/howard-schultz/>. Acesso no dia da postagem.

Dedique-se de coração: A história de como a Starbucks se tornou uma grande empresa de xícara em xícara. Disponível em: <https://a.co/d/4D85K9Z>. Acesso no dia da postagem.

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