Paixão por Vencer: Técnicas para gestão eficiente

Paixão por Vencer de Jack Welch apresenta sua experiência com anos de liderança e dá dicas sobre como gerenciar equipes vencedoras.

Definições Administrativas segundo Paixão por Vencer

Missão: Para escrever a missão da empresa responda a seguinte pergunta Como pretendemos vencer nesse negócio? E não se esqueça de incluir a lucratividade em sua missão, pois ela é fundamental para o crescimento da empresa. A missão deve ser escrita pela alta gerência, pois ela é a responsável pela sua execução em última instância.

Valores: O executivo da empresa pode apresentar as diretrizes dos valores, porém todos devem participar de sua composição. Eles serão importantes no dia-a-dia de trabalho da companhia; também deve ser lembrado que a missão deve ser utilizada na composição dos valores, afinal eles não podem se chocar e sim se completar.

O que os líderes fazem segundo Paixão por Vencer

O que os líderes fazem de Paixão por Vencer de Jack Welch
  1. Melhoram a equipe: Os líderes são incansáveis em melhorar a equipe, usando todos os encontros como oportunidades para avaliar os funcionários, treinar e promover a autoconfiança.
  2. Vivenciam a visão: Os líderes se empenham para que as pessoas não só compreendam a visão, mas também para que a vivenciem e a respirem.
  3. Se põem no lugar dos outros: Os líderes se põem no lugar de todos, transpirando energia positiva e otimismo.
  4. Angariam confiança: Os líderes angariam confiança com franqueza, transparência e reconhecendo os méritos alheios.
  5. Tomam decisões impopulares: Os líderes têm coragem para tomar decisões impopulares e agir com base no instinto.
  6. Questionam e provocam ação: Os líderes questionam e instigam por meio de uma curiosidade constante que se aproxima do ceticismo, esforçando para que suas perguntas sejam respondidas com ação.
  7. Inspiram desenvolvimento: Os líderes inspiram a assunção de riscos e o aprendizado constante, dando o exemplo.
  8. Comemoram: Os líderes comemoram.

Seleção de Pessoal

  • Avalie a integridade, a inteligência e a maturidade do candidato.
  • Verifique se o candidato apresenta: Energia positiva; A capacidade de energizar os outros; Estofo (coragem para tomar decisões difíceis); A capacidade de executar o trabalho com destreza; e Paixão (vibração sincera em relação ao trabalho).
  • Utilize sua intuição e experiência para unir as ferramentas acima e encontrar o melhor funcionário. Não se condene caso você errar na contratação algumas vezes, mas lembre-se que compete a você consertar o erro.

Gestão de Pessoas

  1. Eleve o RH à posição de destaque com estratégias globais.
  2. Usar sistemas de avaliação rigorosos, não burocráticos, que enfatizem acima de tudo a integridade do ser humano.
  3. Criar mecanismos eficazes (dinheiro, reconhecimento e treinamento), para motivar e reter o pessoal.
  4. Encarar os relacionamentos difíceis com os sindicatos, estrelas decadentes, com os encrenqueiros e etc.
  5. Considerar os 60% do meio como o coração da empresa (Vide equação 10-60-20-10 nos textos anteriores).
  6. Desenhar organogramas horizontais com clareza ofuscante nas relações de subordinação e nas definições de atribuições.

Demissões

  1. Demissão por falta de integridade: Roubo, mentira, fraude e outras transgressões morais ou legais.
  2. Desligamentos por motivos econômicos.
  3. Por mau desempenho.

Concorrentes

Segundo Paixão por Vencer, para formulação da estratégia com concorrentes avalie cinco pontos:

1. Como está o campo de jogo agora

Quais são os concorrentes desse negócio, qual é o tamanho deles e há quanto tempo está no mercado?

Qual é a participação de cada um, globalmente e em cada mercado? Onde nos encaixamos?

Quais são as características deste negócio? É de commodities, de alto valor agregado ou fica em algum ponto intermediário? Seu ciclo é longo ou curto? Onde se situa na curva de crescimento? Quais são os indutores da lucratividade?

Quais são os pontos fortes e fracos de cada concorrente?

Qual é a qualidade dos seus produtos? Quanto cada um gasta com propaganda? Qual é o tamanho das respectivas equipes de venda? Até que ponto cada cultura é movida pelo desempenho?

Quais são os principais clientes deste negócio, e como compram?

2. O que os concorrentes estão fazendo

O que cada concorrente fez no ano passado para mudar o campo de jogo?

Alguém lançou novos produtos, novas tecnologias ou novos canais de distribuição capazes de mudar o jogo?

Novos concorrentes entraram no mercado e o que fizeram no ano passado?

3. O que você está fazendo

O que você fez no ano passado para mudar o campo de jogo?

Você comprou alguma empresa, lançou novo produto, roubou o principal vendedor de um concorrente ou licenciou nova tecnologia de alguma empresa emergente?

Você perdeu alguma vantagem competitiva que desfrutou no passado – um ótimo vendedor, algum produto especial, um tecnologia patenteada?

4. O que está depois da esquina

O que mais o assusta no ano que vem? O que os concorrentes poderiam fazer para ferrá-lo?

Que novos produtos ou tecnologias os concorrentes poderiam lançar que talvez mudassem o jogo?

Que operação de fusão ou incorporação realizada pelos concorrentes poderia desequilibrá-lo?

5. Qual será a sua manobra vencedora

O que você pode fazer para mudar o campo de jogo – aquisição de empresas, novos produtos, globalização?

O que você pode fazer para que os clientes se prendam a você mais do que a qualquer outro concorrente?

Referências

WELCH, Jack; WELCH, Suzy. Paixão por vencer: A bíblia do sucesso. São Paulo: Elsevier, 2005.

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