Feedbacks com perguntas eficazes para estimular o aprendizado

Perguntas eficazes para feedbacks são questionamentos usados para estimular o aprendizado ao fomentar a reflexão e o autoconhecimento.

Para o líder de equipes, o uso é interessante porque ajuda a construir um diálogo mais provocativo permitindo que o liderado consiga evoluir e aprender de forma mais completa.

Ao invés de já oferecer uma resposta ou caminho, o líder pode usar as perguntas para que o liderado entenda suas próprias limitações, desenvolva uma percepção mais acurada de si e crie seus próprios caminhos.

Feedbacks com perguntas eficazes podem ser aplicados com outras ferramentas e técnicas, adaptadas para cada contexto.

Exemplo de feedbacks com perguntas eficazes

As 11 categorias de perguntas para planos de ação a partir de feedbacks

Levantar ações possíveis

  1. O que você irá fazer para […]?
  2. Qual será o primeiro acontecimento que fará você perceber que alcançou sua meta?
  3. Qual é o seu plano para alcançar o resultado esperado?
  4. Qual é o primeiro passo para alcançar a próxima meta?

Levantar aprendizados

  1. O que você aprendeu até agora durante esse processo?
  2. Qual lição você pode tirar disso?
  3. Em que esse aprendizado pode ser útil para você?

Levantar congruências

  1. Que outras pessoas serão afetadas pelo seu objetivo?
  2. Alguém pode ser prejudicado?
  3. Esse objetivo é viável?
  4. Isso está alinhado com seus valores?
  5. Você está sendo honesto (a) consigo mesmo (a) e com os outros?
  6. Qual foi a real causa disso?

Levantar esclarecimentos

  1. Poderia ser mais claro?
  2. O que […] significa para você?
  3. O que o (a) fez perceber a importância desse fato?
  4. Quais são as evidências dessa sua conclusão?
  5. Estou entendendo de forma adequada?
  6. Como você se sente nessa situação? O que pode fazer para melhorar?
  7. Você se importa se eu tentar repetir o que acredito que entendi?
  8. Quando você diz […], o que quer dizer?
  9. Você está me dizendo que […]. É isso mesmo?

Levantar limitações

  1. Qual foi a parte mais difícil das tarefas estabelecidas?
  2. Quais são os seus maiores obstáculos internos?
  3. O que faz você desperdiçar seu tempo?
  4. O que está lhe causando problemas agora?
  5. Qual é o seu maior medo em relação a isso?
  6. Qual é a sua característica principal em relação a […]?

Levantar necessidades/resultados esperados

  1. Como você irá mensurar isso?
  2. O que esses resultados significam para você?
  3. Qual é o seu maior desafio?
  4. Qual é o seu principal objetivo a longo prazo?

Levantar novos paradigmas

  1. Você acredita que sua crença em relação a […] o (a) está impedindo de […]?
  2. Em que você pode melhorar com base nessa experiência?
  3. Que crenças você está tendo que podem ser questionáveis?
  4. Como você definiria […] em poucas palavras? (vida/trabalho/relacionamentos).

Levantar opções

  1. Quais ações reverteriam a situação?
  2. Se alguém lhe sugerisse uma nova opção, qual seria?
  3. Se tivesse que optar por outra ferramenta/método/jeito, qual seria? Por quê?
  4. Quais outras opções você tem e que ainda não tentou?

Levantar possibilidades de apoio

  1. Como eu poderia ajuda-lo (a) mais na busca desse objetivo?
  2. Como eu poderia apoiá-lo (a) mais?
  3. Quais dúvidas sobre […] você tem que, se respondidas, fariam diferença?

Levantar recursos

  1. Quais qualidades você acredita ter que facilitarão o alcance de suas metas?
  2. Qual habilidade o (a) aproximaria do resultado esperado?
  3. O que poderia inspirá-lo (a)?
  4. Quais ferramentas, teorias ou técnicas podem ajuda-lo (a) a alcançar esses objetivos?

Levantar responsabilidades

  1. Quais fatores externos interferem no alcance da sua meta?
  2. Como você pode aumentar o controle dessa situação?
  3. O que o (a) impediu até o momento?
  4. O que você pode fazer para diminuir o impacto dos fatores externos?

Referências

RONSONI, Marcus; GUARESCHI, Jean. Mentoria organizacional: manual de implementação do programa interno. São Paulo: Primavera Editorial, 2018.

Escola de mentores. Disponível em: <https://www.escoladementores.com.br/>. Acesso no dia da postagem.

Sidinei Oliveira. Disponível em: <https://www.sidneioliveira.com.br/>. Acesso no dia da postagem.

Efeito Soluções. Disponível em: <https://www.efeitosolucoes.com.br/>. Acesso no dia da postagem.

Daniela Forgiarini Pereira. Disponível em: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765589J1>. Acesso no dia da postagem.

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