Hooked Investimento: O que faz o cliente retornar ao serviço

Hooked investimento é uma ação do cliente na solução que o fará reutilizar o serviço posteriormente.

Hooked - Como construir produtos formadores de hábito

Lembrando que os usuários investem para terem futuros benefícios, ao contrário da ação que deve ter benefícios imediatos.

Os investimentos dos clientes podem ser de dois tipos:

  1. Investimentos de próximo gatilho: são elementos inseridos na solução pelos usuários ou recursos que o levarão a utilizar o serviço novamente, pode ser uma mensagem que ainda será respondida ou um atalho no navegador para facilitar o reuso, por exemplo.
  2. Investimento de valor de loja: são elementos que melhoram a solução conforme o uso, ou seja, quanto mais eu uso, melhor ela fica. Isso pode ser baseado em dados inseridos, em número de amigos/contatos, em número de arquivos inseridos e organizados ou outros.

O investimento do cliente é importante, pois cria preferência dele pelo serviço, além de incentivar uma relação de longo prazo entre ele e a marca.

Isso se torna especialmente importante quando falamos de produtos de longa duração como eletrodomésticos, onde a relação com o cliente tem que ser alimentada por longo período.

Alguém que, por exemplo, investiu tempo organizando uma playlist em um serviço de música tenderá a se manter nele.

Para exercitar esse ponto reveja a jornada do usuário e identifique qual o trabalho que os usuários estão fazendo para aumentar probabilidade de eles retornarem e trabalhe nesses pontos para reproduzi-los, incentivá-los ou mesmo criar novos a partir deles.

Algo que pode ser feito para isso é, por exemplo, fazer um brainstorming de 3 formas de adicionar pequenos investimentos na experiência de uso, para próximo gatilho ou para o valor de loja.

Veja as outras postagens além do Hooked Investimento para conhecer sumariamente cada uma das etapas de Hooked e aplicar essa estratégia no seu projeto: Introdução; 1. Gatilho (Trigger); 2. Ação (Action); e 3. Recompensa (Reward).

Referências

EYAL, Nir. Hooked: How to build habit-forming product. Londres: Penguin, 2014.

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