Biblioteca de design da IBM: Como o time organizou o repositório

A biblioteca de design da IBM é um exemplo de como times de design se organizam para escalar seu valor em um repositório vivo e útil.

Com o crescimento dos times é comum que as grandes atividades se quebrem em áreas maiores de atuação e comecem a concentrar alguns tipos específicos de conhecimento, contudo um conhecimento represado em um só grupo não gera o valor necessário para a empresa como um todo.

Nesse sentido criar e manter esses repositórios atualizados e de fácil acesso vem se tornando fundamental.

A estrutura apresentada por Kristin Wisnewski, CIO (Chief Information Officer) de design na IBM, aparece como uma referência muito útil de estrutura que pode inclusive ser a base para o desenvolvimento de outras bibliotecas em outros contextos.

A organização do conteúdo da biblioteca de design da IBM

Um dos pontos que mais chamam a atenção na organização foi sua divisão em 8 grandes áreas principais que reúnem ações e conhecimentos específicos.

Essas grandes áreas são:

Biblioteca do time de design IBM Divisão das macro atividades
  1. Experiência do usuário (UX).
  2. Design visual (UI).
  3. Design de estratégia de negócios (SD).
  4. Pesquisa com clientes.
  5. Design de multimídia.
  6. Conteúdo e comunicação.
  7. Agilismo e facilitação.
  8. Operações de design.

A partir dessa divisão, as áreas criam links para seus principais temas que podem ser acessados por qualquer pessoa do time de design ou da empresa como um todo.

A atualização cuidada por cada time garante uma visão sempre recente e completa de cada grupo de conhecimento e ainda serve como uma maneira simples e acessível de explicar a estrutura e as várias áreas de atuação de design.

A seguir é possível ver algum desses links trabalhados pelo time com acréscimo da experiência que eu mesmo tive na minha trajetória profissional.

Biblioteca do time de design IBM Detalhamento das macro atividades

Experiência do usuário (User eXperience)

  • Estórias de usuários
  • Experiências de ponta a ponta
  • Jornadas
  • Mapa dos cenários atuais
  • Modelos (mockups) e wireframes
  • Personas
  • Protótipos interativos

Design Visual (User Interface)

  • Branding, logos e iconografia
  • Criação de apresentações
  • Design gráfico
  • Design visual para web e mobile
  • Mídia impressa e layouts

Estratégia de negócios (Service Design)

  • Articulação e apoio no desenho das estratégias corporativas
  • Consultoria especializada
  • Entregas emergenciais da empresa
  • Gerenciamento das interações institucionais
  • Gerenciamento do programa estratégico
  • Pesquisa e desenvolvimento de conceitos e soluções futuras
  • Portfólio estratégico

Pesquisa com cliente

  • Consulta em pesquisas com especialistas
  • Criação de pesquisa e análises
  • Dados de comportamento com os serviços (tráfego, frequência, taxa de abandono e etc.)
  • Divulgação, educação e treinamentos em pesquisas com clientes
  • Entrevistas com clientes e grupos focais
  • Guias e passo a passo para pesquisas
  • Mensuração de engajamento
  • Mensuração e acompanhamento da qualidade dos produtos
  • Pesquisas etnográficas
  • Relatório dos dados de pesquisas com clientes
  • Revisões heurísticas e de especialistas
  • Testes de usabilidade

Design multimídia

  • Criação e animação de vídeos e interações animadas
  • Desenho de experiências físicas e interativas
  • Gráficos em movimento (motion graphics)
  • Mídia impressa
  • Serviços e edições de audiovisuais

Conteúdo e comunicação

  • Criação e revisão de conteúdo
  • Desenho, escrita, envio e coleta de métricas sobre conteúdo e comunicação enviada
  • Estratégia para o conteúdo
  • Gerenciamento de ferramentas de conteúdo
  • Microcópia para aplicativos e websites

Agilismo e facilitação

  • Agilidade para negócios na corporação
  • Consultoria especializada
  • Otimização de processos de negócios
  • Treinamento e consultoria sobre cultura e times ágeis
  • Treinamento e consultoria sobre facilitação
  • Treinamento e consultoria sobre papeis ágeis como product owners
  • Treinamento para novos treinadores em facilitação e agilismo

Operações de design

  • Apoio a priorização das entregas de valor
  • Divulgação de resultados do time
  • Fomento desenvolvimento com treinamentos, guias e referências
  • Gerenciamento da colaboração e das conexões multi e interdisciplinares
  • Harmonização e escala do trabalho de design
  • Humanização dos processos e burocracias
  • Medição do desempenho do trabalho
  • Organização das estruturas de trabalho
  • Padronização a aumento da eficácia e eficiência dos processos de trabalho
  • Socialização e reconhecimento de histórias de sucesso

Claro que como todo repositório ele deve permanecer vivo e sempre ter suas métricas de desempenho analisadas para evoluir conforme necessário.

Nesse contexto, a biblioteca de design da IBM faz parte de diversas outras iniciativas do time e também passa por análises constantes de seu desempenho e sua capacidade de entrega de valor para o time de design e para a organização como um todo.

Referências

SlideShare Kristin Wisnewski. Disponível em: <https://www.slideshare.net/RosenfeldMedia/measuring-what-matters-kristin-wisnewski-at-designops-summit-2019?ref=https://rosenfeldmedia.com/>. Acesso no dia da postagem.

Palestra Kristin Wisnewski. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nwAx5q8Rf84&list=PLS-xE0iEIwRk2hHrXUBZSCrt0F06lc9jK&index=2>. Acesso no dia da postagem.

Design Ops Summit – Rosenfeld. Disponível em: <https://rosenfeldmedia.com/designopssummit2019/program/>. Acesso no dia da postagem.

*Traduções do original em inglês feitas livremente.

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