Como usar GenAI: O fim da paralização diante da folha em branco

Como usar GenAI talvez seja uma das grandes questões atualmente e a melhor resposta pode estar na paralização diante da folha em branco.

Normalmente quando começamos algo novo, seja escrever um artigo, preparar uma arte ou até mesmo escrever um código, o primeiro passo costuma ser o mais difícil.

Por onde começar, o que abordar primeiro, qual será o primeiro rascunho, a primeira estrutura ou o que podemos incluir na primeira versão para teste?

As primeiras linhas, riscos, rabiscos e traços são bem desafiadores, pois exigem um grande esforço para escolhermos um caminho diante da imensidão de possibilidades que temos.

Nesse cenário a famosa GenAI (inteligência artificial generativa) pode ser uma ferramenta excelente, pois ela ajuda justamente nessa primeira versão, no primeiro rabisco.

Ajuda a entender o que queremos produzir.

Atualmente nenhuma GenAI (inteligência artificial generativa) consegue responder corretamente na primeira tentativa e entregar uma construção final acabada, muito do trabalho dela é construir opções que nós, humanos, vamos refinando e alterando até chegar no resultado que queremos.

Um texto, por exemplo, pode se beneficiar em como usar GenAI (inteligência artificial generativa) atualmente.

Podemos, por exemplo, incluir um prompt (ou pedido) para uma GenAI (inteligência artificial generativa) estruturar ou nos alimentar com opções e, depois, vamos refinando até chegar ao estado ideal para publicarmos no mundo real.

Como usar GenAI (inteligência artificial generativa): Dois exemplos para superação da folha em branco

Um dos modos de como usar a GenAI (inteligência artificial generativa) é para produzirmos um artigo, por exemplo.

Supondo que eu precise escrever algo sobre a Arte Barroca, eu posso usar uma IA generativa para me dar ideias de tópicos importantes para eu colocar nesse conteúdo.

E veja, mesmo que eu sabia muito sobre o tema, a GenAI (inteligência artificial generativa) pode me ajudar com ideias de estrutura, tópicos e até sugestões de frases para iniciar ou terminar o texto, coisas que podem levar um tempo para gente encontrar a melhor maneira.

Mas, apesar de dar boas ideias de estrutura ou mesmo de frases e conteúdo, eu, sendo especialista no tema, sou responsável por preencher o conteúdo final, revisar as frases e inserir as referências confiáveis para esse texto.

Como usar GenAI (inteligência artificial generativa) 1 - Texto

Se para esse mesmo artigo ilustrativo eu queira fazer uma demonstração visual da Arte Barroca em um cenário contemporâneo para ilustrar uma ideia, posso também usar uma IA para ajudar.

Nesse caso, eu passo um prompt (ou pedido) para a GenAI (inteligência artificial generativa) construir uma imagem usando as referências da Arte Barroca em um objeto conhecido no mundo atual e seleciono a que fizer mais sentido e estiver mais correta.

Aqui, caso eu seja um profissional da arte, eu posso salvar a referência que mais fizer sentido e refiná-la com um acabamento que a deixe mais adequada ao que quero demonstrar ou ilustrar para meu público.

Como usar GenAI (inteligência artificial generativa) 2 - Visual

Nesses dois casos, mesmo que eu use a GenAI (inteligência artificial generativa) para gerar o conteúdo inicial, o que me faz ganhar tempo, fica clara a necessidade do ser humano conectar os pontos, revisar o conteúdo, contextualizar essas informações e, claro, dar significado a tudo que foi gerado.

Isso porque, no fim, o que for produzido pela GenAI (inteligência artificial generativa) ainda está à serviço das pessoas e da humanidade e precisa passar pela mente humana para encontrar sua razão de existir.

E você já tem usado essas ferramentas? Se sim, como tem sido a experiência?

Referências

IMAGEM Masp. Assets Masp. Disponível em <https://assets.masp.org.br/uploads/exhibition-views/vkXP84WmSvtp0COruJAW-M9M4HXgjrsTWlrWyDJGg.jpg>. Acesso em 17 de dez. de 2023.

IMAGEM Arte barroca. Pinimg. Disponível em <https://i.pinimg.com/564x/b2/c5/7a/b2c57afcba31897f7f01f71cd74d857c.jpg>. Acesso em 17 de dez. de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir bate-papo
Faberhaus
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?