Design UX UI: Tudo que você precisa saber sobre

Design UX UI é uma aplicação do design para construção da experiência e do visual para o mundo digital e on-line.

A disciplina evoluiu muito conforme as próprias tecnologias digitais foram aumentando suas capacidades de processamento, baixaram seus custos de compra e assim democratizaram acesso a esses recursos para a população como um todo.

Essa evolução está muito presente nos dispositivos móveis, por exemplo, como nossos celulares ou tablets, que com um preço acessível permitem acesso à rede mundial de computadores e seus serviços de forma muito mais ampla.

E por que as empresas precisam ficar atentas a isso, independente do seu ramo de atuação?

Um fato facilmente observável é que o comportamento mais presente atualmente quando se trata de buscar ofertas de produtos ou serviços é o uso primário da internet para encontrar essa solução.

Assim, é crucial para a empresa alcançar novos clientes estando bem-posicionada na internet, independentemente do serviço que ofereça.

Caso contrário, um concorrente pode capturar um possível novo cliente ou mesmo alguém que já é cliente e decide trocar de empresa vendo algo enquanto interage no mundo online.

Dito isso, uma pergunta por vir a mente:

O que é Design UX UI?

Design é uma disciplina centenária que surge com a revolução industrial trazendo pessoas especialistas em produção, arte e conhecimento humano para construir produtos mais adequados e desejáveis.

O design sempre foi um caminho para diferenciar produtos diante dos consumidores de forma que eles escolhessem um devido a suas características únicas e mais funcionais.

A beleza também entrou nesse momento na indústria com a arte sendo aplicada para construir produtos mais bonitos, usáveis e prazerosos de manusear em contrapartida dos produtos mais primitivos, duros e sem tratamento estético existentes até então.

Quando passamos para o mundo digital, a mesma preocupação continuou com designers pensando e pesquisando como construir melhores produtos de forma que o cliente escolhesse um ao invés de outro devido suas características superiores.

Daí se consolida duas importantes especializações do design digital: A UX, ou User Experience (Experiência do Usuário) e a UI, ou User Interface (Interface do usuário).

Cada uma cuida de um ponto da construção e gerenciamento do produto digital, uma vez que, diferente do produto físico, o produto digital continua evoluindo e precisa ser atualizado constantemente, quase em tempo real.

Design UX UI Ilustrativo

Mas afinal, o que faz cada uma dessas especializações?

O papel do Design UX

O design UX reúne muitas responsabilidades quando falamos na construção e gerenciamento de produtos digitais como, por exemplo,

  • A pesquisa com pessoas para entender quão fácil está sendo usar o produto digital (por questões obvias, tem que pelo menos ser tão fácil de usar quanto os concorrentes).
  • O desenho dos fluxos para não só serem fáceis, mas também encantadores e cativantes (design também tem a ver com sentimentos positivos que os clientes vão ter em relação a marca e seus produtos).
  • Alinhamento de expectativas internas (da empresa) e desejos externos (dos clientes) para encontrar um equilíbrio funcional, desejável e lucrativo para o produto em si.
  • Redução de custos ao repensar processos, fluxos, automatizações ou outros, de forma que a empresa consiga entregar mais qualidade com o que já tem (ou seja, aumentar a produtividade da cadeia do produto também está no olhar do design UX).

Essa são algumas das responsabilidades dentro do contexto de Design UX, mas poderíamos elencar ainda mais.

Importante lembrar que duas entregas muito associadas a essa especialização são os Wireframes e os Fluxos de navegação.

Designer UX - Exemplos de entrega

Contudo, apesar de fazer parte do trabalho, essas são apenas duas ferramentas de trabalho desse profissional que se somam à muitas outras dentro das possíveis de serem utilizadas. 

O papel do Design UI

O design UI reúne responsabilidades amplas em relação ao que entendemos como estética. É nesse campo que vamos ver a beleza e o prazer estético ganhar forma e relevância.

Entre suas responsabilidades podemos elencar:

  • A construção visual do produto incluindo as cores, as formas, a tipografia e as imagens.
  • O desenho das interações e microinterações das interfaces digitais que não só informam e facilitam a navegação, mas também encantam e cativam os clientes.
  • O equilíbrio visual visando um processo fluído e fácil, lembrando que cada elemento, incluindo até mesmo a cor, é uma informação a mais para o cliente ler e entender. Precisa ser simples, bonito e informativo (não ocultar o que é importante ou necessário e também não sobrecarregar de detalhes visuais na tentativa de deixar mais “belo”).
  • Manter a consistência visual da empresa em seus produtos e canais, afinal o cliente tem que saber onde está e com quem está falando independente do canal em si, ou seja, não vale mudar tudo a cada canal, a repetição pensada é o que vai garantir familiaridade e confiança entre cliente e marca.

Aqui, novamente, estão listadas algumas responsabilidades, mas poderíamos elencar muitas mais.

Também podemos apontar como duas entregas muito conhecidas dessa especialização o layout da interface final e o guia de estilos, mas também são apenas duas das muitas ferramentas que esse profissional pode usar no seu trabalho.

Designer UI - Exemplo de entrega Ilustrativo

Como se dá o processo de Design UX UI?

Dado a complexidade e amplitude que cada especialização trata em seu trabalho, é fácil entender por que temos dois ou mais profissionais nesse intercâmbio de trabalho.

Ou seja, pelo menos um para UX e um para UI. Às vezes são necessárias mais pessoas em cada frente, dependendo do tamanho do produto e sua complexidade.

Na forma de trabalhar existem diferentes formas de relacionamento, mas basicamente podemos entender o trabalho de duas formas:

Design UX UI – Tipos de fluxo de trabalho

Design UX UI – Processo Linear

Nesse fluxo o trabalho acontece em etapas onde primeiro é feito a parte de UX e depois a parte UI.

Mesmo sendo linear, depois da base de UX aprovada, o processo de UI pode trazer mudanças a estrutura e precisa ser revisto conjuntamente com as duas especialidades, mesmo assim a liderança de cada etapa acontece separadamente.

Nesse caso, enquanto o trabalho estiver com UX é esse profissional que lidera e, posteriormente, quando estiver com UI é o profissional de UI quem lidera a fase.

Design UX UI – Processo simultâneo

Nesse tipo de fluxo o trabalho acontece de forma simultânea com os designers trabalhando em conjunto a maior parte do tempo.

Normalmente nesse tipo de estrutura, o designer UX lidera as pesquisas iniciais e levanta os achados e posteriormente se reúne com o designer UI para juntos desenharem as estruturas, fluxos de navegação e layouts juntos.

Nesse cenário, o wireframe utilizado como uma forma de passagem de conhecimento entre UX para UI é substituído por rabiscos que serão desenhados diretamente em layout e apresentados em alta fidelidade para refinos.

Costuma ser um processo mais fluído, mas exige também maior maturidade do time e entre os profissionais para pleno funcionamento.

Como contratar um profissional UX UI e montar uma equipe?

Para contratar um profissional UX UI é importante compreender o nível de maturidade da empresa ou do produto que vai receber essa especialidade.

Também vale compreender que existem diferentes cargos dentro do Design UX UI e cada um deles costuma ter um objetivo bem específico, como, por exemplo:

Designer UX (UX designer)

Profissional normalmente focado na compreensão dos requisitos de negócios e seus objetivos, na compreensão dos clientes / usuários e suas necessidades e consolidação disso na construção de fluxos de navegação e estrutura da informação (wireframes).

Designer UX pesquisador (UX researcher)

Profissional normalmente focado em fazer pesquisas com clientes / usuários para compreender suas necessidades, sentimentos e dores ou mesmo analisar a facilidade de uso de produtos e serviços por meio de testes de usabilidade, por exemplo.

Designer de serviço (Service designer)

Profissional mormente focado no olhar mais amplo sobre o serviço e a empresa, trazendo visão de mercado, de concorrentes e pesquisas de tendências para formar um plano estratégico de negócios e design que consiga ser competitivo e resiliente dentro de um tempo determinado. Também costuma ser o profissional com boas capacidades de facilitação, que é crucial para consolidação de uma estratégia entre áreas da empresa, e na construção de Jornadas do Cliente.

Designer UI (UI Designer)

Profissional normalmente focado no desenho visual da interface, trazendo elementos como cor, tipografia, formas e interações para tornar a experiência ainda mais encantadora e cativante para os clientes / usuários.

Tendo isso em mente, vale pensar em que tipo de entrega será necessária para entender qual cargo seria o ideal.

Existem no mercado profissionais que fazem um pouco de tudo, mas aqui vale o cuidado da máxima de que “quem faz tudo, pode acabar não fazendo nada”.

No intuito de economizar, é possível tomar uma decisão muito generalista que não vai trazer os resultados esperados e isso pode dar a impressão de que é o design que não funciona, quando na verdade foi a estrutura que falhou em entender sua real necessidade e o necessário para supri-la.

Também é importante que uma equipe de design tenha pessoas seniores em cargos de liderança para guiar o time, ou seja, ter pessoas pleno e júniores respondendo para outras áreas não é recomendável.

Isso tanto por limitar a evolução do time quanto por que a decisão estratégica pode passar por cima da recomendação lógica de design e assim matar os resultados esperados em troca de possíveis ganhos instantâneos e insustentáveis.

E nesse sentido, a sustentabilidade de um produto e seu desempenho em médio e longo prazo sempre deve estar na mesa do debate do design e da estratégia corporativa.

Para as entrevistas, olhar o portfolio funciona para Designer UI, contudo mesmo para o UI e para os outros cargos, a apresentação de um case é sempre importante para entender o processo, as escolhas e a maturidade do profissional ao aplicar tudo isso em seu design.

A intuição do contratante também é fundamental, porque certos pontos só são reconhecidos com o refino do tempo, da prática e da experiência.

Onde achar apoio para o design da sua empresa?

Se precisar de apoio, sempre é possível contar com consultorias experientes que servem de trampolins de experiência tanto para contratar, quanto para gerenciar ou desenhar processos, ou mesmo produzir o que for necessário no âmbito do design.

A Faberhaus, por exemplo, é uma consultoria especializada em design que atua desde 2010 no âmbito digital.

Existem outras consultorias que também ajudam nesse caminho e, se tiver dúvidas, pode mandar para gente que faremos o possível para responder.

Referências

KAPLAN, Kate. User Jorneys vs. User Flow. NN/G Nielsen Normam Group, 2023. Disponível em <https://www.nngroup.com/articles/user-journeys-vs-user-flows/>. Acesso no dia da postagem.

Designjoy. Instagram. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/CBFg8xzigO0/>. Acesso no dia da postagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima