Pedro Reiss fala sobre o papel de CEO, negócios e o como entender que uma ideia é boa

Pedro Reiss aborda o papel de uma pessoa CEO e os desafios dos negócios digitais nesse momento em conversa para a Faberhaus.

Sobre o Pedro Reiss

Formado em administração, Pedro Reiss iniciou sua carreira em um estágio na fulano.com a partir de um interessante anúncio sobre “trabalhar de bermuda”, algo pouco comum no final dos anos de 1990. 

A fulano.com foi um dos primeiros sites, se não o primeiro site, de entretenimento no Brasil nascido em meio ao início da internet comercial no nosso território.

Logo, essa experiência trouxe diferentes tipos de conhecimentos para sua carreira, em uma época que se fazia de tudo um pouco.

Posteriormente, ele foi migrando para a área de produtos e, consequentemente, esbarrando em temas como tecnologia, design e, claro, negócios.

Com o estouro da bolha da internet, uma das frentes da fulano.com seguiu com o segmento de negócios B2B (bussines to business ou de negócio para negócio) que se tornou a F.Biz.

Em 2011 a F.Biz foi comprada pelo grupo WPP, um dos maiores grupos de agências criativas do mundo, levando Pedro para a cadeira de co-ceo dois anos mais tarde.

Ainda dentro do grupo, Pedro assumiu a cadeira de CEO na Wunderman e, posteriormente, na Wunderman Thompson, liderando a agência criativa e duas grandes fusões durante sua trajetória.

Sobre as alegrias e desafios de ser um CEO

Durante a conversa, Pedro Reiss nos lembra que o cargo de CEO tem seus desafios e alegrias, como toda função dentro das empresas.

Nesse contexto ele elenca dois pontos sobre essa função e suas responsabilidades.

A primeira é positiva e fala sobre o poder de impacto que uma pessoa nesse cargo pode ter na empresa como um todo.

O segundo ponto trata de algo não bom nesse papel que é a falta de espontaneidade das pessoas ao falarem com uma pessoa CEO.

Isso porque, é comum que as pessoas se planejem muito para falar e até escolham o que será dito para a figura do CEO, afastando a espontaneidade.

Quando falamos de entregas dentro de um quadro C-Level, podemos entender que o esperado é não se ter entregas de uma pessoa nesse momento da carreira.

Segundo Pedro Reiss, é comum que se tenha um time responsável pelas entregas quando assumimos essa cadeira.

Assim, o trabalho na posição de alta liderança é um misto entre conseguir ter um diagnóstico preciso do presente – onde você está no mundo, você e sua empresa –, e construir uma visão de futuro que seja excitante para companhia, para as pessoas e para os clientes.

A partir disso, ajudar as pessoas a saírem do ponto A e chegarem no ponto B, ou seja, sair desse presente bem diagnosticado para esse futuro excitante.

Citação Pedro Reiss sobre o papel de CEO e alta liderança C-level

Quando falamos sobre a pressão nessa posição, Pedro nos lembra que o esperado é as pessoas terem as habilidades básicas para essa função ao sentar-se nessa cadeira.

Claro que os desafios exigirão algum crescimento e aprendizados novos, mas é justamente nessa balança que está nosso desenvolvimento.

Isso pode ser relacionado inclusive com a teoria do Flow (Fluxo) de Mihaly Csikszentmihalyi sobre o equilíbrio entre as habilidades existentes, as necessárias e o nível de dificuldade das tarefas.

O fluxo e o poder da concentração - A Descoberta do Flow

Ao falar sobre as decisões difíceis, Pedro nos traz uma importante reflexão sobre olharmos para elas de modo mais racional.

Nesse sentido, ele nos lembra que o líder precisa tomar decisões, mas elas não deveriam ser difíceis por serem baseadas em critérios claros.

O que pode ser difícil nisso é o desdobramento da decisão, mas nesse sentido é necessário pensar em como administrar as consequências negativas dela, principalmente para quem for fortemente impactado.

Sobre o mercado e métricas

Ao falarmos sobre o mercado de tecnologia atual, nosso host Heller de Paula apresenta o cenário com as novas tecnologias como a IA (Inteligência Artificial) e os desligamentos em massa como uma base atual.

Pedro nos lembra então que nosso mercado está num ajuste bastante bruto para fazer correções sobre expectativas, investimentos e resultados criados e alcançados nesses últimos anos.

Nesse contexto, é importante lembrar das responsabilidades que existem agora com acionistas, com a empresa e claro com as pessoas e a sociedade na qual vivemos.

Sobre a relação entre design, negócios e tecnologia, Pedro nos lembra que essas frentes estão cada vez mais fundidas e vai ser cada vez mais complicado falar delas como coisas separadas.

O foco será cada vez mais em como queremos que a experiência seja entregue e menos sobre olhares para cada uma dessas frentes.

Até porque essas disciplinas estão cada vez mais acessíveis e os profissionais conseguem navegar entre elas com maior facilidade.

Na conversa também falamos sobre as métricas e Pedro nos lembra algo crucial: olhar para as métricas erradas pode te levar a decisões erradas e, nesse sentido, vale lembrar que as métricas têm que estar atreladas a uma estratégia, a um objetivo claro, para fazerem sentido.

Sobre novos negócios e ideias

Na hora de apostar em uma ideia, Pedro lembra da importância de olhar bem para o problema que a ideia está resolvendo.

Isso porque se a ideia resolve um problema real, que gera valor, ela provavelmente será uma ideia bem-sucedida.

Também é importante que as pessoas à frente do negócio tenham uma boa capacidade de manter o foco no objetivo e serem adaptativas nas formas de alcançar esse objetivo, porque as coisas mudam muito até darem certo.

Como dica final, Pedro Reiss deixa uma mensagem para iniciantes na vida profissional: Comece com uma coisa e fique muito bom nisso para depois crescer com a ajuda de uma liderança interessada no seu sucesso e bem-estar.  

Referências

Pedro Reiss. LinkedIn. Disponível em: <https://www.linkedin.com/in/pedroreiss/>. Acesso no dia da postagem.

A Descoberta do Fluxo (Flow). Disponível em: <https://faberhaus.com.br/a-descoberta-do-fluxo-mihaly-csikszentmihalyi/>. Acesso no dia da postagem.

Forbes. Boreout. Disponível em: <https://forbes.com.br/carreira/2022/08/por-que-o-tedio-no-trabalho-e-mais-perigoso-que-o-burnout/>. Acesso no dia da postagem.

TED. Bill Gates. A próxima epidemia? Não estamos preparados. Disponível em: <https://www.ted.com/talks/bill_gates_the_next_outbreak_we_re_not_ready?language=pt-br&subtitle=pt-br>. Acesso no dia da postagem.

Como evitar um desastre climático: As soluções que temos e as inovações necessárias. Bill Gates. Disponível em: <https://www.amazon.com.br/Como-evitar-desastre-clim%C3%A1tico-necess%C3%A1rias/dp/8535934278>. Acesso no dia da postagem.

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