O Lado Difícil das Situações Difíceis: 10 lições para ser um executivo melhor

O lado difícil das situações difíceis de Ben Horowitz é uma obra que apresenta valiosos conselhos para diretores executivos e fundadores de empresas.

O conteúdo reúne a larga experiência do autor em sua trajetória profissional, principalmente a frente das empresas LoudCloud e Opsware, essa última vendida para HP em 2007 por 1,6 bilhão de dólares.

A obra o lado difícil das situações difíceis é um divisor de águas para quem está assumindo ou já atua como diretor ou mesmo diretor executivo, uma vez que apresenta sem floreios a realidade e difíceis situações e ações necessárias para criar, administrar e manter uma empresa.

Algumas das lições para diretores executivos de O Lado Difícil das Situações Difíceis

1. Engula o sapo de uma vez só: Comunicados difíceis, sempre que possível, devem ser feitos de uma vez só, inclusive para a gestão dos seus desdobramentos. Talvez esse seja o lado difícil das situações difíceis mais conhecidos por líderes, aliás.

2. Descubra o que pode mudar o jogo, mesmo que seja algo pequeno: Muitas vezes, pequenas coisas ou entregas podem mudar a situação das empresas e dos negócios, assim encontrar esses pontos de impacto é uma parte importante da gestão e um dos desafios do lado difícil das situações difíceis.

3. Tome decisões difíceis com base na visão global que possuí: Líderes são as pessoas que possuem acesso a informações amplas e, assim, devem assumir a responsabilidade de escolher os caminhos mais adequados, mesmo que difíceis, e guiar sua realização, mais um lado difícil das situações difíceis.

4. Faça demissões coletivas do jeito certo: 1. Ponha a cabeça no lugar; 2. Não demore; 3. Tenha claro por que está fazendo as demissões e comunique isso; 4. Treine os líderes que farão os desligamentos; 5. Fale com toda a empresa; e 6. Permaneça visível, esteja presente para as pessoas.

5. Mantenha a honestidade, jamais maquiando a verdade: Há três razões fundamentais para o diretor executivo nunca maquiar a verdade, sendo a primeira manter a confiança das pessoas, a segunda contar com o maior número de pessoas para resolver os problemas reais e a terceira é que as más notícias correm, as boas andam devagar, portanto a má notícia já deve estar rolando de qualquer jeito. Um dos importantes lado difícil das situações difíceis.

6. Contrate pessoas por seus pontos fortes e não pela ausência de pontos fracos: Tenha clareza do que precisa de cada profissional antes da contratação e busque as pessoas com os pontos fortes necessários para a realização do objetivo estabelecido.

7. Seja claro e direto: O objetivo do diretor executivo não deve ser suavizar as coisas, mas sim ser honesto, claro e direto dentro dos limites de uma comunicação responsável e ponderada. Isso inclui saber o que falar, para quem falar e quando falar cada informação relevante.

8. Treine a equipe direta pessoalmente: O treinamento é o melhor momento para se estabelecer as expectativas que o diretor executivo tem da sua equipe e deve reunir orientações claras sobre o que é esperado dos profissionais. Embora não se tenha tempo para dar todos os treinamentos, esse que dirá o que é esperado precisa ser feito pelo líder direto deles.

9. Saiba lidar com seus pensamentos: A mente pode ser o maior lado difícil das situações difíceis, nesse sentido aprenda como lidar com seus pensamentos. Algumas técnicas possíveis são: 1. Cultive amizades com pessoas que tiverem experiências iguais para trocar ideias; 2. Tire tudo da cabeça e ponha no papel, ao escrever os pontos fica mais fácil tomar decisões; e 3. Olhe para a pista, não para o muro, ou seja, olhe para onde está indo e não para aquilo que você quer evitar, do contrário será justamente no muro que você vai parar.

10. Seja um mestre do feedback: 1. Seja autêntico e acredite no feedback que está dando; 2. Tenha a intenção correta, ou seja, dê o feedback para que as pessoas tenham sucesso, não porque quer vê-las fracassar; 3. Não prepare a pessoa para ser demitida, mas para ter sucesso, se você não for ouvido isso é uma questão dela; 4. Não deixe as pessoas embaraçadas na frente dos colegas; 5. Adeque sua comunicação a cada tipo de liderado; e 6. Seja direto, mas não insensível. Esse, inclusive, talvez seja o lado difícil das situações difíceis mais pesados para mim, por isso treino esse aspecto diariamente para me tornar melhor a cada dia.

Citações de O Lado Difícil das Situações Difíceis selecionadas da obra

“Acontece que a estratégia de produto consiste exatamente nisso: descobrir o produto correto é tarefa da empresa, não do cliente. O cliente sabe apenas o que quer do produto, baseado em sua experiência. A empresa pode levar em conta todas as informações possíveis e, muitas vezes, ser obrigada a contrariar aquilo que sabe que é verdade. Por isso, a inovação pressupõe uma combinação de conhecimento, habilidade e coragem.” (HOROWITZ, 2015, p. 54)

“Nota para mim mesmo: sempre vale a pena perguntar: “O que não estou fazendo?”” (HOROWITZ, 2015, p. 57)

“o diretor executivo de uma startup não deve confiar em probabilidades. Quando estamos construindo uma empresa, devemos acreditar que existe uma solução, mesmo que seja pequena a chance de encontrá-la. Temos de encontrá-la e acabou. Pouco importa que a probabilidade seja de 90 por cento ou de um em mil: nossa tarefa é a mesma.” (HOROWITZ, 2015, p. 64)

“As pessoas sempre me perguntam: “Qual o segredo de um diretor executivo bem-sucedido?” Infelizmente, não existe segredo nenhum. Porém, se há uma habilidade que distingue uma pessoa adulta de uma criança é a capacidade que o adulto tem de se concentrar e tomar a melhor decisão possível quando não existe nenhuma boa decisão a ser tomada.” (HOROWITZ, 2015, p. 65)

“Se você dirige uma empresa, sofrerá uma tremenda pressão psicológica para mostrar-se demasiadamente positivo. Resista à pressão, enfrente seus medos e não maquie a verdade” (HOROWITZ, 2015, p. 73)

“[Em demissões coletivas, treine os líderes, avisando que] 1. Eles devem explicar em breves palavras o que aconteceu, declarando que o fracasso não foi pessoal, mas da empresa como um todo. 2. Devem deixar claro para o funcionário que a decisão de demiti-lo não é negociável. 3. Devem estar preparados para dar todos os detalhes dos benefícios e do apoio que a empresa pretende oferecer aos demitidos.” (HOROWITZ, 2015, p. 77)

“[Ao ter que rebaixar um amigo], não se esqueça de que nada do que você disser poderá impedir que seu amigo fique profundamente aborrecido. Seu objetivo não deve ser suavizar as coisas, mas sim ser honesto, claro e direto. Talvez seu amigo não aprove essa atitude num primeiro momento, mas vai apreciá-la depois.” (HOROWITZ, 2015, p. 90)

“Toda energia mental que você usa para sentir pena de si mesmo deve ser direcionada para encontrar uma saída aparentemente impossível para a péssima situação em que se encontra. Não pense nem por um segundo no que você poderia ou deveria ter feito. Dedique todo seu tempo a pensar no que pode fazer agora. No fim, ninguém está nem aí. Dirija sua empresa, e ponto final.” (HOROWITZ, 2015, p. 98)

“O bom gerente de produto faz que a equipe se concentre na receita e nos clientes. O mau gerente a faz concentrar-se nos recursos do produto que está sendo criado pela concorrência.” (HOROWITZ, 2015, p. 119)

“O bom gerente de produto define sua função e seu sucesso; o mau gerente quer que a todo tempo lhe digam o que fazer.” (HOROWITZ, 2015, p. 120)

“As pessoas raramente corrigem deficiências das quais não têm consciência. O pior de todos os preços que você terá de pagar por não oferecer feedback aos funcionários será um desempenho sistematicamente ruim em toda a empresa.” (HOROWITZ, 2015, p. 144)

“Entre interromper hoje um projeto de que todos gostam, mas não se encaixa nos planos de longo prazo, ou manter o projeto para não abalar o moral dos funcionários e demonstrar coerência, eles [os diretores executivos bons e experientes] cortam o projeto.” (HOROWITZ, 2015, p. 144)

“O que significa a palavra “política” neste contexto? Refiro-me ao fato de as pessoas procurarem progredir na carreira ou defender seus interesses por outros meios que não o mérito e a contribuição. Existem outros tipos de política, mas a forma de política a que me refiro [que deve ser excluída] parece ser aquela que realmente incomoda as pessoas” (HOROWITZ, 2015, p. 153)

“De acordo com Andy Grove, a ambição sadia é aquela que visa ao sucesso da empresa, sendo o sucesso do próprio executivo uma consequência do alcançado pela empresa. A ambição doentia é a ambição pelo sucesso pessoal independente do sucesso da empresa.” (HOROWITZ, 2015, p. 156)

“Tome cuidado com o modo de ouvir a mensagem que estará transmitindo. Se escutar as queixas e não rebatê-las, passa a mensagem de que concorda com elas. Se os funcionários entenderem que você concorda que um dos seus executivos não é perfeito, isso se disseminará com rapidez, sem explicações, nem ressalvas. As pessoas deixarão de ouvir o executivo em questão e ele logo se tornará ineficiente.” (HOROWITZ, 2015, p. 158)

“No calor do momento, é gostoso mostrar-se aberto, encorajador e receptivo, mas tome cuidado para não estimular as coisas erradas.” (HOROWITZ, 2015, p. 159)

“Às vezes, no entanto, um funcionário muito inteligente atua sem visar à melhoria da empresa. Em vez de identificar pontos fracos para solucioná-los, ele procura defeitos para fazer acusações. Defende a tese de que a empresa, dirigida por um bando de idiotas, é um caso perdido. […] Em geral, é muito difícil reverter esses casos. Quando o funcionário assume uma posição publicamente, é grande a pressão social para que ele se mostre coerente [assim dificilmente ele mudará seu comportamento].” (HOROWITZ, 2015, p. 170)

“O choque é um grande mecanismo de mudança cultural.” (HOROWITZ, 2015, p. 185)

“[…], lembre sempre que é mais fácil inserir gente nova em processos antigos do que processos novos em gente antiga. Formalize o que está fazendo para facilitar o ingresso de gente nova.” (HOROWITZ, 2015, p. 195)

“Vou centrar a discussão em duas habilidades fundamentais para a gestão de uma organização: primeiro, saber o que fazer; segundo, levar a empresa a fazer o que você sabe que deve ser feito.” (Ben HOROWITZ, 2015, p. 218)

“O objetivo primário da hierarquia organizacional na empresa é a eficiência na tomada de decisões.” (HOROWITZ, 2015, p. 220)

“O diretor de paz treina seus funcionários para garantir a satisfação e o desenvolvimento da carreira deles. O diretor de guerra treina seus funcionários para que não tomem um tiro na testa no meio da batalha.” (Ben HOROWITZ, 2015, p. 231)

“Do ponto de vista evolutivo, costumamos fazer aquilo que leve os outros a gostarem de nós. Isso aumenta a nossa chance de sobrevivência. No entanto, para sermos bons diretores executivos e para que os outros gostem de nós no longo prazo, temos de fazer muitas coisas que irritam as pessoas no curto prazo – coisas antinaturais.” (Ben HOROWITZ, 2015, p. 233)

Referências

HOROWITZ, Ben. O Lado Difícil das Situações Difíceis: Como construir um negócio quando não existem repostas prontas. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2015.

Paixão por Vencer de Jack Welch. Disponível em: <https://faberhaus.com.br/paixao-por-vencer-jack-welch/>. Acesso no dia da postagem.

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