SXSW 2024: 9 insights sobre nosso tempo e nosso futuro próximo

O SXSW 2024 apresentou uma variedade de trilhas que enfocam os avanços mais importantes em tecnologia, cinema, cultura e música atualmente.

Nesta edição, foram 24 trilhas de conferência, palestras, palestrantes em destaque, formatos e muito mais.

A riqueza do festival torna difícil recortes, mas com o esforço de pessoas que foram no evento foi possível reunir 9 leituras importantes sobre o momento que vivemos e nosso futuro próximo.

As informações a seguir foram construídas com o conteúdo palestrado na GoNew Community, além do próprio conteúdo do evento.  

9 leituras sobre o atual momento da nossa sociedade no SXSW 2024

Como tópicos de interesse desta edição podemos elencar alguns insights importantes para empresas ficarem atentas e se prepararem para o futuro emergente.

1. Conteúdo é cada vez mais importante que o criador

O conteúdo relevante vem ganhando mais destaque nas redes sociais, mudando o foco dos números de seguidores para os números de engajamento.

Assim, a área do “Para Você” (For You) das redes sociais ficam mais importantes e marcas apostam mais em microinfluenciadores com poucos seguidores, mas com alta taxa de engajamento em suas postagens.

Inclusive, nesse sentido, Jack Conte, CEO do Patreon, comentou que “A internet hoje é sobre profundidade e sobre conexões reais, e não apenas sobre novas visualizações e novos seguidores”.  

2. Devemos focar em sermos generalistas criativos e construir times-coelho

Cada vez mais humanos serão levados a um espaço de generalista criativo, ou seja, apesar de dominar profundamente um assunto, teremos que ser capazes de navegar entre diferentes habilidades para construir algo significativo.

Isso porque, segundo Ian Beacraft, da Signal & Cipher, a velha máxima de termos um diploma e nos tornarmos especialistas em um único assunto cai por terra diante da IA (Inteligência Artificial).

Conectar conhecimentos distintos e construir rapidamente soluções para problemas reais será talvez a habilidade mais necessária nos próximos anos.

Isso também vai se refletir em times que precisarão se adaptar com rapidez, aprender e extrair valor de novas tecnologias e aplicar no mundo real em um curto período.

Segundo Sandy Carter, COO da Unstoppable Domains, essas equipes-coelho serão as capazes de lidar com esse cenário.

Isso porque, segundo ela, “As velhas estruturas não vão funcionar. Você tem que romper silos. Você não pode treinar só uma equipe em IA, mas toda a empresa. E focar os seus casos de uso nos KPIs que realmente vão fazer a diferença.”

3. LAM entrará como mecânica para o aprendizado das IAs

Atualmente os modelos de treinamento das IAs são baseados em LLM (Large language model ou Grande modelo de linguagem).

Suas bases de dados se alimentam de informações digitalizadas para gerar respostas e informações.

Em breve essas bases de dados terão o LAM (Large action models ou Grande modelo de ações) adicionado como forma de capturar informação.

Isso significa que as máquinas terão outras fontes para sua execução além das já digitalizadas.

Serão fontes analógicas utilizando sensores que capturam o mundo real por meio de tecnologia vestível (wearables) e sensores presentes ao nosso redor, como câmeras e microfones de última geração.  

Isso colocará as máquinas em um novo patamar de prestação de serviço para a sociedade humana.

4. Medo, incerteza e dúvida serão constantes

O acrônimo FUD (Fear, Uncertainty and Doubt), ainda sem uma tradução específica para português então, aqui, adotado como MID (Medo, Incerteza e Dúvida), é a somatória desses três sentimentos que a colisão de mudanças sociais e tecnológicas fomentam nas pessoas.

O medo, a incerteza e a dúvida pairam e serão sensações e sentimentos que teremos que lidar cada vez mais nas nossas rotinas.

Esse mix de sentimentos apresentados por Amy Webb se soma ao medo de perder algo (FOMO – Fear of missing out) e impulsionam decisões que podem ser acertadas ou não, segundo Sandy Carter, COO da Unstoppable Domains.

Portanto, lidar com essas sensações e ponderar decisões precisa ser algo consciente e talvez precisemos até de apoio terapêutico para gerenciar tudo isso.

5. Os superciclos tecnológicos acontecerão cada vez mais rápido

Superciclo, termo provocado pela Amy Webb, CEO do Future Today Institute, retrata como a tecnologia tem avançado cada vez mais rápido, impactando cada vez mais setores.

Isso porque as tecnologias se sobrepõem e ganham usos em diferentes indústrias com uma velocidade cada vez maior, tanto pelas capacidades quanto pela facilidade de adoção.

Dessa forma, esses superciclos devem acontecer cada vez mais rápido gerando disrupções sazonais na sociedade como um todo.

Inclusive Ian Beacraft, da Signal & Cipher, declarou que os modelos de IA (inteligência artificial), por exemplo, devem nos levar a 100 anos de progresso a cada 5 anos.

6. Somos a geração da transição (Gen T)

É cada vez mais perceptível que fazemos parte de uma geração que vive uma enorme transição, tanto social quanto tecnológica.

Nos próximos anos a forma como vivemos, nos relacionamos e trabalhamos vai mudar radicalmente e nos levará a formatos de vida e sociedade completamente diferentes.

O que nos traz a responsabilidade de também pensar, organizar e garantir que essa transição nos leve a espaços com ética, sustentabilidade e dignidade para todos.

7. Superfãs são mais importantes que seguidores médios

Uma tendência importante no ambiente dos negócios digitais é o superfã, um seguidor muito engajado com a marca ou criador.

Isso porque esse perfil está disposto a investir mais dinheiro nessa relação de consumo, podendo chegar a 68% a mais de gasto num mês quando comparado com seguidores médios.

Nesse sentido, Jack Conte, CEO da Patreon, ainda reforçou que “Você não precisa só de quantidade. Basta ter 1.000 fãs dispostos a gastar US$ 100 por ano para ter um negócio de US$ 100 mil, logo é melhor do que ter milhares de seguidores que não fazem nada.”

8. Viés algorítmico ainda é um desafio para tecnologia

Ainda um tema problemático, o viés algorítmico escancara nossos próprios problemas sociais ao, por exemplo, criar sistemas de IA que reproduzem preconceitos como o racismo.

A Dra. Joy Buolamwini trouxe em sua palestra uma experiência pessoal com uma IA que não era capaz de reconhecer seu rosto devido a pele negra.

Ela também apresentou um caso de uma mulher negra grávida erroneamente detida ao ser identificada como uma criminosa por um algoritmo de IA.

Ou seja, apesar dos avanços, ainda precisamos de atenção nesse ponto.

9. Vivemos uma solidão epidêmica em meio a hiperconexão digital

Um tópico importante no nosso tempo apresentado no festival foi a crescente sensação de solidão, mesmo diante da hiperconexão tecnológica que nos mantém conectados o tempo todo por meio da internet e dos dispositivos móveis.

Nesse contexto, Brené Brown e Esther Perel apontaram como a onipresença tecnológica ao invés de realmente criar conexões, ampliou a solidão ao criar um “escudo de vulnerabilidade” entre as pessoas.

Editamos nossos sentimentos, nossas reações, nossas emoções e assim tornamos nossas conexões rasas e transitórias.

Como gerenciar essas conexões rasas e transitórias em direção à construção de algo significativo ainda será um tema de exploração nos próximos anos.

SXSW 2024 – As 24 Trilhas de 2024 (Tracks)

Conheça a seguir as trilhas desta edição do SXSW que, inclusive, teve 4 novos temas: Inteligência artificial, Economia de criadores, Moda e beleza, e Engajamento governamental e cívico.

As 24 trilhas do SXSW 2024

1. 2050 (2050)

Apresentando um pensamento amplo e de longo alcance, desde a exploração interplanetária e quântica até novas descobertas científicas e avanços neurotecnológicos, essas sessões deram uma espiada em um futuro não tão distante.

2. Alterações Climáticas (Climate Change)

A exploração dessa trilha abraçou as ideias mais promissoras sobre como mitigar (ou às vezes conviver com) os efeitos do aquecimento global e uma cobertura aprofundada das consequências de padrões climáticos imprevisíveis e do aumento do nível dos oceanos.

3. Ambiente de trabalho (Workplace)

Centrando-se na evolução contínua da forma como trabalhamos, desde os espaços físicos de trabalho e redefinindo as expectativas de trabalho até à execução de ambientes DEIB (Diversity, Equity, Inclusion and Belonging – Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento), este conteúdo avaliou o impacto que estas mudanças terão tanto nos funcionários como nos empregadores.

4. Carreiras musicais (Music Careers)

Quer você seja um artista emergente ou alguém que passou anos em um dos muitos campos que fazem parte de um cenário de negócios em constante mudança, esta trilha forneceu orientações e insights valiosos para acelerar a trajetória na indústria musical.

5. Comida (Food)

Como a tecnologia e a inovação podem ser aproveitadas para mudar a forma como as sociedades crescem, processam, cozinham, consomem e experimentam os alimentos, ao mesmo tempo que encontram formas mais sustentáveis e saudáveis de alimentar o mundo foi o foco dessa trilha.

6. Criação de filmes e TV (Creating Film & TV)

Uma trilha dedicada à investigação sobre o processo criativo por trás do filme e do conteúdo episódico com ênfase na natureza colaborativa do meio. As sessões desta trilha incluíram desenvolvimento de carreira, produção, narrativa, efeitos visuais e produção virtual.

7. Cultura (Culture)

Os relacionamentos e compromissos que vivenciamos em escala local e global tornam nossas vidas mais profundas e significativas. Esta trilha, que cobre o que está moldando a experiência humana na sociedade moderna, é a base do SXSW e dura todos os oito dias da conferência.

8. Design (Design)

Com foco tanto no aspecto filosófico quanto no técnico, a trilha de Design apresenta os métodos que os principais desenvolvedores e criativos usam para construir nossos mundos digital, virtual e físico com propósito utilizando o meio do pensamento de design intencional.

9. Economia de criadores (Creator Economy)

Um mergulho nas ideias mais intrigantes em conteúdo de produção própria, bem como distribuição inovadora, estratégias de monetização e alinhamentos de marca para este setor da mídia.

10. Energia (Energy)

Um mergulho nas soluções para produção e entrega de energia em todas as escalas. Desde repensar as infraestruturas até ao desenvolvimento contínuo de fontes alternativas de energia, como a térmica e a fusão, as sessões apresentaram diferentes abordagens para melhorar o acesso e a equidade para as comunidades.

11. Engajamento governamental e cívico (Government & Civic Engagement)

Discutindo programas, orientações políticas e novas ideias para promover mudanças positivas, as conversas também cobriram as próximas eleições nos EUA e diferentes ângulos sobre como a mídia aborda as questões.

12. Esportes (Sports)

Abordando avanços em tecnologia, análise de dados, apostas esportivas, capacitação de atletas, experiências de torcedores e mídia, esta trilha abordou fatores que influenciam o futuro desta indústria global.

13. Indústria de Cinema e TV (Film & TV Industry)

Uma exploração sobre o estado atual e futuro do cinema e da televisão através das lentes independentes do SXSW. Com foco no lado comercial da indústria, o conteúdo abrangeu distribuição, financiamento, representação e a natureza em constante mudança do cinema e da televisão.

14. Indústria de jogos (Game Industry)

Com foco na contínua ascensão da indústria de jogos ao domínio como plataforma de entretenimento, a programação enfatizou como a mídia tradicional e o conteúdo musical estão cada vez mais migrando para esses sistemas.

15. Indústria de tecnologia (Tech Industry)

Apresentando as plataformas, pessoas, software, hardware e sistemas virtuais que estão impulsionando a próxima onda de mudanças no mundo, as áreas de foco para 2024 incluem segurança cibernética, Web3, o caminho a seguir para Big Tech e o surgimento de Austin como um importante player global neste espaço. Esta trilha, uma das bases do SXSW, dura todos os oito dias da Conferência.

16. Inteligência artificial (Artificial Intelligence)

Com a expansão da IA em todos os setores, foi explorado o desenvolvimento dessa tecnologia e o próximo destino. O conteúdo se concentrou nas implicações sociais da IA, bem como na ética em torno de seu uso.

17. Moda e beleza (Fashion & Beauty)

Da pesquisa, design e fabricação à logística, varejo e uso final, essas sessões examinaram a jornada e o impacto dessas indústrias em nossas vidas.

18. Música e tecnologia (Music & Tech)

Da inteligência artificial e estrelas pop virtuais aos serviços de streaming da próxima geração, a tecnologia reinventou a forma como criamos, descobrimos, distribuímos e experimentamos música. Esta trilha mostrou a promessa e as potenciais armadilhas destas inovações e tendências na área.

19. Psicodélicos (Psychedelics)

À medida que as aplicações terapêuticas dos psicodélicos ganham mais força na consciência dominante, a trilha explorou como a pesquisa inovadora e um ambiente de negócios crescente impactarão as futuras aplicações de drogas novas e tradicionais.

20. Publicidade e experiência de marca (Advertising & Brand Experience)

Voltada para agências e organizações que desejam compreender melhor novas formas de conexão com suas comunidades, esta trilha examinou estratégias atraentes para envolver o público por meio de práticas de marketing tradicionais, digitais e experienciais.

21. Realidade Estendida (XR – Extended Reality)

Cobrindo as descobertas imersivas mais emocionantes, desde realidades virtuais, realidades aumentadas e o mix entre elas, até o entrelaçamento de mundos através do metaverso, este conteúdo navegou pelo potencial dessas experiências alucinantes por meio de novas tecnologias de software e hardware.

22. Saúde e tecnologia médica (Health & MedTech)

Abordando como as mudanças tecnológicas e sociais estão impactando uma das maiores indústrias do mundo, essa trilha cobriu tudo, desde cuidados centrados no paciente e interfaces cérebro-computador até igualdade na saúde e órgãos humanos impressos em 3D.

23. Startups (Startups)

Criar a próxima grande novidade é um tema central no SXSW. Esta trilha cobriu os fundadores inesperados, financiadores, plano de negócios, novos modelos de receita, histórias de sucesso e fracassos épicos que tornam o empreendedorismo tão atraente.

24. Transporte (Transportation)

Os avanços tecnológicos recentes e futuros estão transformando radicalmente a maneira como vamos daqui até lá. Embora os veículos elétricos sejam o foco principal, a trilha também examinou a evolução do transporte autônomo, os novos avanços da aviação, os combustíveis alternativos e as novas ideias mais interessantes em micromobilidade.

Referências

SXSW Festival e Conferência. Disponível em: <https://www.sxsw.com>. Acesso no dia da postagem.

Gonew Community. Disponível em: <https://www.gonew.co>. Acesso no dia da postagem.

Amy Webb. Disponível em: <https://amywebb.io/>. Acesso no dia da postagem.

Future Today Institute. Disponível em: <https://futuretodayinstitute.com>. Acesso no dia da postagem.

Ian Beacraft. Disponível em: <https://ianbeacraft.com>. Acesso no dia da postagem.

Signal & Cipher. Disponível em: <https://www.signalandcipher.com>. Acesso no dia da postagem.

Sandy Carter. Disponível em: <https://sandycarter.net>. Acesso no dia da postagem.

Unstoppable Domains. Disponível em: <https://unstoppabledomains.com>. Acesso no dia da postagem.

Brené Brown. Disponível em: <https://brenebrown.com>. Acesso no dia da postagem.

Esther Perel. Disponível em: <https://www.estherperel.com>. Acesso no dia da postagem.

Joy Buolamwini. LinkedIn. Disponível em: <https://www.linkedin.com/in/buolamwini/ >. Acesso no dia da postagem.

Poet of Code. Joy Buolamwini Blog. Disponível em: <https://poetofcode.substack.com/ >. Acesso no dia da postagem.

Jack Conte. LinkedIn. Disponível em: <https://www.linkedin.com/in/jack-conte-a15a3686/>. Acesso no dia da postagem.

Patreon. Disponível em: <https://www.patreon.com/>. Acesso no dia da postagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima